- Área: 1800 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: ID, Interact, Interface, OWA, Stone Mármores
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o headquarter da seguradora Youse buscou transmitir os valores dessa Startup para a arquitetura de interiores. Inovador, jovem e ousado são alguns dos valores que a marca carrega e que deveriam ser transmitidos, num projeto que reflete o que é um escritório do futuro. A planta do projeto priorizou a flexibilidade espacial e as múltiplas possibilidades de rearranjo e de trabalho, dispondo de salas individuais, compartilhadas ou mesões coletivos. Ao longo de todo espaço encontram-se os squads, salas projetadas para unir times montados para projetos especiais. Esses squads abrigam até 12 pessoas em um sistema semiaberto para os grandes espaços, porém desenhado para trazer privacidade aos times.
Todo o desenho de marcenaria da Youse foi inspirado nos fablabs, incorporando a materialidade bruta das chapas de compensado naval cortadas em CNC. Ao longo do espaço, próximo às janelas, o paisagismo aquece visualmente e melhora a qualidade do ambiente de trabalho das equipes. Móveis e objetos de designers brasileiros aparecem em todos os espaços e convidam os visitantes para uma aula sobre design brasileiro contemporâneo, com itens de profissionais como Jader Almeida, Carol Gay, Ovo Design, Lucas Neves, Zanini de Zanine e Prototype. A coleção de sofás presente nos dois grandes lounges de trabalho foi desenhada pelo Estudio Guto Requena especialmente para esse projeto.
A carta de cores do espaço ajuda a construir a identidade da Youse, especialmente no piso de carpete que foi desenhado para trazer personalidade para cada espaço. O projeto de luminotécnica foi criado para também trazer aconchego e enfatizar o aspecto lúdico desta empresa. Próximo à recepção, o logo da Youse muda de cor conforme o humor das pessoas que ali trabalham. Os dados de humor são coletados por um sistema de perguntas que pode ser respondido durante o dia de trabalho. Na cozinha, que está voltada para a varanda, uma luminária LED no teto pode transformar esse espaço em uma grande balada, e enfatiza o caráter agregador desses dois espaços. Todo projeto foi desenhado buscando soluções sustentáveis, por exemplo, a partir da escolha dos materiais, priorizando ao máximo as soluções nacionais e a iluminação com eficiência energética. Todo desenho do espaço buscou priorizar encontros entre as equipes que ali trabalham.